quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Homem na Escuridão

August é um viúvo solitário que cria histórias em mundos paralelos. Sónia morreu de cancro e, para não se suicidar, o protagonista faz tudo para não se relembrar dela. A sua filha, Miriam, tem 47 anos e também enfrentou a morte do seu marido, Titus. Preso a uma cadeira de rodas, August transcende a realidade e vive momentos que efectivamente não acontecem.

Antes de adormecer sonha com Owen Brick, um mágico que acorda num buraco vestido de soldado. A sua missão é matar o homem que iniciou a guerra nos Estados Unidos. O homem, completamente confuso, chega a Wellington e conhece Molly, que lhe dá guarida. Este aparente acto de amizade despoleta uma série de aventuras numa vida que não lhe pertence.

Constantemente perseguido, Owen tenta fugir, mas não é bem sucedido. Rapidamente percebe que, para voltar a ver Flora, a sua eterna amada, necessita de matar o homem. Infelizmente, o seu desfecho é trágico.

Este livro pretende alertar consciências para o clima de guerra que se vive actualmente, apesar de não existir uma luta física. Neste mundo paralelo não houve o atentado de 11 de Setembro nem a Guerra do Iraque, mas, apesar disto, a guerra surgiu naturalmente.

O leitor entra na consciência de August, pensa com ele e quase o ajuda a tomar decisões sobre o final de Owen. Um livro de leitura acessível, determinante nos pormenores e importante para entender uma visão mais surreal do que poderia ter sido a América sem os atentados de 2011.

Iletradas
Autor     Paul Auster
Publicação    2008
Editora    Edições Asa
ISBN    9789892302669

Sem comentários:

Enviar um comentário